terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sobre a Prática de Prāṇāyāma

Prāṇāyāma corresponde ao auxiliar (aṅga) do Yoga em que se utilizam exercícios de modulação e expansão consciente da respiração com um fim meditativo.

As tipologias de prāṇāyāma variam, normalmente, consoante o momento do ciclo respiratório ou intensidade. Quando ao ciclo respiratório, podemos ter prāṇāyāma-s focados: na expiração; na inspiração; na fase de retenção; ou em qualquer combinação possível de dois ou mais dos momentos. Quando à intensidade, teremos prāṇāyāma-s: de excitação ou activação; de quietação ou restauração.

Pode praticar-se prāṇāyāma em posturas estáticas, usualmente sentadas, mas também deitadas ou de pé. A duração da prática pode ser medida pro um período definido de tempo ou por n de repetições do ciclo respiratório inspiração-expiração.

Do ponto de vista do grau de exigência global, podem dividir-se os programas de prática em três tipos: preparatórios; regulares; e avançados.

A prática de prāṇāyāma pode trazer sérios riscos, físicos e psicológicos. Técnicas de prāṇāyāma-s mal executadas podem implicar lesões musculares, viscerais e desequilíbrios metabólicos. Em termos psicológicos, determinados exercícios respiratórios podem levar à libertação de materiais psíquicos adormecidos ou recalcados, desencadeando reacções emocionais inesperadas ou até surtos. Normalmente, apenas os prāṇāyāma-s de tipo preparatório são inócuos. A maior cautela deve ser mantida relativamente às técnicas que envolvem a fase da retenção no ciclo respiratório.

A prática de prāṇāyāma deve acontecer sob a orientação de um professor consciente, a menos que se tenha experiência e conhecimento de anos. Como em yogāsana, a regra de base é linear: professor e aluno devem perceber que tipo de prática se adequa, no tempo e no espaço às características individuais; desse pressuposto, constrói-se uma sequência personalizada, como uma prescrição, mesmo que praticada em contesto de grupo.

 As sequências de prāṇāyāma aqui apresentadas resultam de mais de duas décadas de experiência, resultando da vivência com vários estilos e tradições espirituais.

Joel Machado

 

 

(Nāḍī ŚodhanaFoto/Créditos: Joel Machado)


#joelmachado #ciênciacontemplativa #ciência_contemplativa #educarparaaespiritualidade #educar_para_a_espiritualidade #espiritualidade #yogaemistica #yoga #respiração #pranayama #prāṇāyāma #meditação #contemplação

Sem comentários:

Enviar um comentário