Filosofia

O termo Filosofia (do Grego φιλοσοφία, philosophia) vem da composição de duas palavras, philos (φίλος), gostar ou amar, e sophia (σοφία), conhecimento ou saber, dando literalmente “amor ao conhecimento”.

O objecto de estudo da Filosofia assenta nas questões fundamentais que a criatura humana coloca, como as que remetem para a existência, conhecimento, mente, linguagem, valores, razão, entre outras. A metodologia filosófica empregue é vária, incluindo a maiêutica socrática ou questionamento, a discussão critica ou método socrático, a dialética ou argumentação racional e a apresentação sistemática, por exemplo.

Em tempos idos a Filosofia constituiu um saber matriz, albergando disciplinas que hoje são independentes e subramificadas, como a física, astronomia e medicina, do corpo das ciências naturais, mas também a Linguística, Economia, Sociologia e Psicologia, do corpo das Ciências Sociais. Hoje em dia, no espaço das Humanidades e na sua vertente académica a Filosofia tem como campos maiores: a Metafisica ou estudo da natureza fundamental da existência; a Epistemologia ou estudo da essência do saber; a Ética, que se debruça sobre valores e moral; e a Lógica, que aborda as regras e formas da argumentação. Na vertente mormente aplicada a Filosofia espraia-se por diversos espectros: Ciência, Política, Mente, Linguagem, Educação e Estética, entre outros.

Aplicar a Filosofia ao quotidiano talvez seja o problema mais concreto (e imediato) com que se depara, portanto, afastar o preconceito de que é um domínio complexo e reservado a intelectuais ou místicos do conhecimento. Com efeito, quem sabe a Filosofia deva ser integrada na vivência diária de qualquer pessoa, colhendo para a sociedade os benefícios que isso trouxesse. Outro dos desafios maiores da Filosofia contemporânea, senão o maior, será o de estabelecer um Diálogo Oriente-Ocidente, de maneira a configurar as diferenças interculturais com tento e sobriedade, procurando atingir um enfoque universal por conclusão e não por imposição ideológica.

Joel Machado


F


Artigos

[Em Breve]