Perfil e Investigação

Com certeza, os graus académicos e formativos, por si, pouco poderão dizer da pessoa ou da consciência que tem ou não tem. Tampouco os ditos marcos biográficos, sobretudo quando assinalados pela própria pessoa. Poderão, com estas ressalvas, ilustrar um possível caminho.

Assim, esta Expedição Contemplativa terá "começado" na Literatura, e em adolescente, no vis-à-vis com Siddhartha de Herman Hess. Daí em diante, procurei estudar o Budismo, aprender e aprofundar as suas práticas meditativas, em várias escolas e centros (União Budista Portuguesa, Fundação Kangyur Rinpoche, Inkarri e Circulo Entre-Ser).

A Licenciatura em Psicologia Social (Faculdade de Psicologia e Ciência das Educação – Universidade de Lisboa), foi matizada por este itinerário contemplativo, período que coincidiu com o estudo de Astrologia, primeiro como autoditacta e posteriormente em escola (Quíron – Centro Português de Astrologia).

No Mestrado em Ciências da Comunicação (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa), estudei os grandes relatos de viagem legados pelos expedicionários ocidentais, como Heródoto e Marco Polo, aquando das grandes incursões ao Oriente. Só por esta altura, 2008, juntei ao Yoga Budista a prática de Yoga Hindu, quando comecei a estudar e praticar com Dada Dhyanananda, Dada Krishnananda, Prof. Pavitra e Prof. Sílvia Morais (Ánanda Márga Pracáraka Saḿgha). Estudo que prosseguiu, mais tarde, com outros professores e escolas (Yoga Bindu e Abhyasa Yoga Center, auferindo certificação pela Yoga Alliance UK.

Após a conclusão do curso de Estudo Orientais e Especialização em Filosofia do Oriente (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), no qual aprofundei o estudo do Yoga e Meditação numa vertente académica, a minha visão e prática das ditas Ciências Contemplativas em geral mudou completamente. No todo, reconheci que uma Investigação desprovida de agenda sectária e egóica é extremamente importante. Não fazendo caso da falta de apoios institucionais, respeitei o impulso para continuar o trabalho como investigador independente, orientado e inspirado por inolvidáveis influências como Prof. Rodrigo Sá-Nogueira Saraiva (Universidade de Lisboa), Prof. Jacinto Godinho (FCSH - UNL) Prof. José Carlos Calazans (Universidade de Lisboa), Prof. Paulo Borges (Universidade de Lisboa), Prof. Carlos João Correia (Universidade de Lisboa), Prof. Carlos H. Silva (Universidade Católica), entre outros, e seguindo a linha de investigação do Haṭha Yoga Project (http://hyp.soas.ac.uk/) da School of Oriental and African Studies (London University). Desde aí, tenho vindo a contribuir com uma série de artigos sobre a História, Antropologia e Filosofia do Yoga, Meditação e Ciências Contemplativas.

Tendo feito Sânscrito (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), sob a supervisão do Prof. Paulo Meira, continuo o seu estudo.

Orientado pela Prfª Paula Castilho, fiz uma especialização em Psicologia Clínica - Terapias de Terceira Geração (Instituto CRIAP), onde aprofundei a Terapia de Aceitação e Compromisso, bem como a Teoria Focada na Compaixão.

O produto da investigação académica independente, cada vez menos importante, consubstancia-se em muitos dos artigos e livros apresentados nesta plataforma.

Quanto à “verdadeira” investigação, ou seja, a Contemplativa, cada vez mais importante, essa não se descreve ou pauta, transmitir-se-á…

Joel Machado


(Contemplação Nefelibata, Joel Machado)