sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Fraudes expostas: A inevitável reconfiguração da Academia

“It’s almost beyond belief that someone could have engaged in such systematic deceit. This is not simply a case of succumbing to temptation in a moment of weakness. This is year after year of conscious effort devoted to faking experiments.”

Trecho de um enfático artigo que tem circulado sobre um caso de fraude académica e que pode ser lido na íntegra em http://www.rnw.nl/english/video/dutch-professor-weaves-eight-year-web-lies


Parece que o mundo da Psicologia Científica acordou assolapado do estupor em que tem estado adormecido para encarar algo que é um facto. Quem quer que tenha mergulhado nos meandros de alguns ambientes académicos sabe que a falsificação de resultados é uma prática recorrente. Acontece directamente, quando os investigadores “adaptam” os resultados às hipóteses tal como lhes convém. E também acontece “indirectamente” quando encarregam os alunos de fazer recolha de dados sob pena de serem penalizados nas notas finais caso não colaborem, o que me parece incorrecto em termos éticos. Ora, escusado será dizer que muitas vezes esses dados obtidos por via da abdução são fabricados, seja por vendetta, ou porque a tarefa ficou para a última não tendo havido tempo nem vontade para arranjar um sujeito experimental. Se os alunos podem ser acusados de desonestidade, a “ingenuidade” dos professores que acreditam que todos os dados assim obtidos são limpos é no mínimo duvidosa.

E isto acontece porquê? As razões dariam em número e profundidade para um ensaio, há muita coisa que está errada na investigação científica em geral (não é só na Psicologia), mas vou passar apenas ao de leve por algumas.

Em primeira lugar, muitos investigadores fazem-no porque sim. Egos exacerbados e uma demanda cega pelo prestígio levam a este tipo de deturpações. Depois, a obrigatoriedade de se ter que publicar regularmente determinado número de artigos é um perigo tendo em conta os moldes em que é preconizada, porque a pressão pode levar a pessoa a não resistir à tentação de inventar “qualquer coisinha”. Aliás, este é o tipo de imposição, alimentada por uma pobreza de carácter, que leva muitos professores a publicarem inúmeros artigos que não são mais do que uma “compilação de melhores momentos” dos trabalhos que pedem aos seus alunos para efeitos de avaliação, já para não falar quando simplesmente copiam directa e descaradamente.

Depois também vem a obsessão com números e estatísticas, que há muito ultrapassou os limites da razoabilidade. A estatística deixou de ser um instrumento possível, para se tornar uma obrigação. Principalmente nas Ciências Humanas, isso tem um efeito devastador porque a partir de determinado momento uma investigação passou a ser “credível” somente se pulular em números e mais números.

A intromissão de interesses pessoais, institucionais e económicos na investigação científica também se tem revelado extremamente danosa, o que tem como corolário uma crise profunda ao nível do património humano académico. Seria bom que se tornasse do domínio público como é que muitos Professores e Professoras adquiriram o seu estatuto. O que quero dizer com isto? É que os critérios de selecção de novos docentes e investigadores nem sempre são tão académicos quanto isso: um bom cognome pode ser a garantia de uma carreira académica, assim como a simples prestação de serviços sexuais à pessoa certa.

E a reflexão continuaria, garanto…

Há uns tempos atrás os “tolinhos da astrologia e dos esoterismos” disseram que seria altamente provável que neste período que vivemos houvesse uma reconfiguração profunda das instituições tal como as conhecemos, acarretando a destruição e renascimento de muitas delas. O que quero dizer é que a Academia não vai ser a excepção à regra, pelo que é bem provável que este tipo de situações continue a vir ao de cima. Mas o ritmo a que isso possa acontecer dependerá da consciência individual de cada um: não compactuar com situações ilegítimas e expor injustiças e irregularidades quando elas existem e podem ser comprovadas.

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