segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Curso de Meditação (15 e 29 de Janeiro)

Yoga… Budismo… Taoismo… Mudam os nomes, porém, as várias tradições espirituais apresentam os mesmos princípios e métodos subjacentes à compreensão e exercício da meditação:
  • Reconhecimento do Ego;
  • Enfoque na Presença;
  • Treino da Atenção.
Neste curso pretende-se entender e aprofundar tanto o significado como a aplicação da meditação numa perspectiva eclética e integradora, ou seja, desassociada de credos ou dogmas.

Explorando teoria e prática, o objetivo fundamental é criar uma base de compreensão e familiaridade com técnicas específicas, da Atenção Plena à Visualização, para, desenvolver autonomia e continuidade no florescimento de uma postura meditativa.

É um curso adequado a iniciantes e praticantes que decorre em dois módulos:

  1. 15 de Janeiro (10h – 18h): Atenção Plena (Mindfulness)
  2. 29 de Janeiro (10h – 18h): Visualização e Postura Meditativa

domingo, 4 de dezembro de 2016

Editorial (Artigos de Opinião)

Esta secção inclui artigos que visam opinar acerca de temas, variados, relativamente às Ciências Contemplativas, suas premissas, práticas e ambientes.

Formular uma opinião não será, necessariamente, julgar. Quiçá, passe por assumir uma posição momentânea com base naquilo que se parece observar. O que achamos hoje, podemos deixar de achar amanhã. Conta que a opinião seja emitida no âmbito do desapego, respeito entre partes e razoabilidade subjacente.

Sem pretensões, estes artigos abrirão, por ventura, a oportunidade de concordarmos e discordarmos mantendo uma postura salutar, construtiva e instrutiva.


Joel Machado

 

(Ponderando Contemplativamente... | Foto/Créditos: Joel Machado)


#joelmachado #yogaemistica #yoga #espiritualidade #educarparaaespiritualidade #contemplação #ciênciacontemplativa #meditação #reflexão #opinião

sábado, 3 de dezembro de 2016

Editorial (Artigos de Convidados)

Esta secção inclui artigos redigidos por autores convidados, desde que se cumpram os princípios fundamentais ao Yoga & Mística: consciência, clareza e respeito.

A ideia é alargar esta plataforma a diversos praticantes e professores, num espírito comunitário, fomentando diversidade de ideias e posturas.

Os artigos podem ser redigidos seguindo uma linha académica, de reflexão ou opinião. A responsabilidade sobre os conteúdos pertencerá aos devidos autores.

 

Joel Machado

 

(Ciclo de Ensinamentos por Sua Santidae o Dalai Lama, 2007 | Foto/Créditos: Joel Machado)

 

#joelmachado #yogaemistica #yoga #espiritualidade #contemplação #ciênciacontemplativa #meditação #reflexão #opinião #comunidade #saṅgha #cooperação

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Editorial (Artigos de Reflexão)

Esta secção inclui artigos que discorrem ao redor de uma definição de base. Partindo frequentemente da etimologia da palavra em questão, procura-se desenvolver a noção inerente, de modo não-sectário, eventualmente, chegando a algum tipo de abordagem universalista.

Amiúde, enformarmos de modo culturalmente distinto ideias análogas, o que em última análise tem levado a conflitos escusados. A abordagem a esta questão constitui um dos objectivos desta linha editorial, concretizadando-se na procura de um diálogo Oriente-Ocidente.

O pensamento critica e a tónica meditativa pautam-se igualmente intentos assumidos na redacção destes artigos de reflexão.


Joel Machado


 

#joelmachado #yogaemistica #yoga #espiritualidade #educarparaaespiritualidade #contemplação #ciênciacontemplativa #meditação #reflexão


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Sobre Práticas de Yogāsana

Yogāsana corresponde ao auxiliar (aṅga) do Yoga em que se utiliza uma postura ou sequência de posturas corporais com um fim meditativo.

Actualmente classificam-se as posturas em blocos consoante tipos básicos: de pé, sentadas, invertidas, deitadas; extensão, flexão ou torção da coluna; activas ou restaurativas; estáticas, dinâmicas ou sequenciadas. Estes tipos básicos, podem intercombinar-se: posturas de pé com extensão; posturas sentadas com flexão; etc.

As posturas podem ser praticadas em permanência, por períodos de tempo variáveis, ou de modo dinâmico, o que normalmente envolve a combinação de mais do que uma, também por tempo ou por ciclos de repetição.

Do ponto de vista do grau de exigência física, podem dividir-se os programas de prática em três tipos: baixa, media e elevada intensidade física. Geralmente, os programas mais aconselhados, para todos, são os de baixa intensidade.

A prática de yogāsana pode acarretar sérios riscos. Lesões articulares, musculares, nos discos da coluna e viscerais, infelizmente, são extremamente comuns. Este aspecto tem levantado uma discussão global relativamente ao verdadeiro valor da prática de Yogāsana e em que moldes se adequa.

Nunca se deve praticar yogāsana sem a orientação de um professor consciente, a menos que se tenha conhecimento e experiência acumulados de anos. Ainda assim, há situações evitáveis, como a prática desacompanhada de posturas invertidas e extensões acentuadas da coluna. A regra é a seguinte: professor e aluno devem perceber que tipo de prática se adequa, no tempo e no espaço às características individuais; desse pressuposto, constrói-se uma prática personalizada, como uma prescrição, mesmo que praticada em contesto de grupo.

As práticas de yogāsana aqui apresentadas resultam de quase duas décadas de experiência, resultando da vivência com vários estilos.

Joel Machado

 

 (Adho Mukha Śvānāsana | Foto/Créditos: Joel Machado)

 

#joelmachado #ciênciacontemplativa #ciência_contemplativa #educarparaaespiritualidade #educar_para_a_espiritualidade #espiritualidade #yogaemistica #yoga #yogasana #asana #adhomukhasvanasana #posturadocão #yogaportugal #yogabrasil

sábado, 12 de novembro de 2016

Meditação no Abhyasa Yoga Center (3ªas e 5ªs 13h-14h)



Oi, Gente!

Espero que esteja tudo belo!

Escrevo para vos falar das sessões de meditação no Abhyasa Yoga Center, na Avª Duque de Loulé, nº47, 3ºEsq.!

Em Novembro os horários serão às 3ªs e 5ªs das 13h às 14h, a pensar no povo que tem pausa de almoço, para "realinhar" um pouco, e não só!...

Hão de surgir outros horários e cursos. Para quem quiser mais informações basta dizer-me algo ou dar uma olhada em qualquer uma das seguintes páginas:

Se quiserem, venham experimentar, fica o convite!

Obrigado e tudo de bom!

Abraço


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sobre a Prática de Prāṇāyāma

Prāṇāyāma corresponde ao auxiliar (aṅga) do Yoga em que se utilizam exercícios de modulação e expansão consciente da respiração com um fim meditativo.

As tipologias de prāṇāyāma variam, normalmente, consoante o momento do ciclo respiratório ou intensidade. Quando ao ciclo respiratório, podemos ter prāṇāyāma-s focados: na expiração; na inspiração; na fase de retenção; ou em qualquer combinação possível de dois ou mais dos momentos. Quando à intensidade, teremos prāṇāyāma-s: de excitação ou activação; de quietação ou restauração.

Pode praticar-se prāṇāyāma em posturas estáticas, usualmente sentadas, mas também deitadas ou de pé. A duração da prática pode ser medida pro um período definido de tempo ou por n de repetições do ciclo respiratório inspiração-expiração.

Do ponto de vista do grau de exigência global, podem dividir-se os programas de prática em três tipos: preparatórios; regulares; e avançados.

A prática de prāṇāyāma pode trazer sérios riscos, físicos e psicológicos. Técnicas de prāṇāyāma-s mal executadas podem implicar lesões musculares, viscerais e desequilíbrios metabólicos. Em termos psicológicos, determinados exercícios respiratórios podem levar à libertação de materiais psíquicos adormecidos ou recalcados, desencadeando reacções emocionais inesperadas ou até surtos. Normalmente, apenas os prāṇāyāma-s de tipo preparatório são inócuos. A maior cautela deve ser mantida relativamente às técnicas que envolvem a fase da retenção no ciclo respiratório.

A prática de prāṇāyāma deve acontecer sob a orientação de um professor consciente, a menos que se tenha experiência e conhecimento de anos. Como em yogāsana, a regra de base é linear: professor e aluno devem perceber que tipo de prática se adequa, no tempo e no espaço às características individuais; desse pressuposto, constrói-se uma sequência personalizada, como uma prescrição, mesmo que praticada em contesto de grupo.

 As sequências de prāṇāyāma aqui apresentadas resultam de mais de duas décadas de experiência, resultando da vivência com vários estilos e tradições espirituais.

Joel Machado

 

 

(Nāḍī ŚodhanaFoto/Créditos: Joel Machado)


#joelmachado #ciênciacontemplativa #ciência_contemplativa #educarparaaespiritualidade #educar_para_a_espiritualidade #espiritualidade #yogaemistica #yoga #respiração #pranayama #prāṇāyāma #meditação #contemplação

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Dia Aberto de Reeducação Postural Global (23 de Novembro - 10h-18h)

Para terapeutas e consulentes, recomendo!

Abraço




A Reeducação Postural Global - RPG é um método terapêutico inovador, que vê o corpo como um todo. Criado pelo fisioterapeuta françês Philippe Souchard, a RPG considera que as retracções e a rigidez muscular são os responsáveis pelo desequilibrio postural, que por sua vez pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de inumeros problemas ortopédicos, como artroses, hérnias discais, etc.

O tratamento baseia-se num trabalho corporal activo onde,através das posturas praticadas, tracionam-se todas as cadeias musculares. O corpo inteiro é colocado em estiramento máximo, evidenciando as suas tensões particulares que se relacionam umas com as outras como se fossem fios.

O tratamento é individual e personalizado.

A RPG é indicada em todos os casos onde há desarmonia muscular:
- Hérnia discal
- Hipercifoses
- Hiperlordoses
- Escolioses
- Dores
- Joelhos e pés
- etc

Em LISBOA, no Espaço 6º Céu, Av. Elias Garcia nº81 6andar. Quarta-feira 23 de novembro, das 10h às 18h

Informações e marcações: Antónia 968140663 ou ft.antonia@gmail.com


Workshop: Estabilização de terraças. Terra Crua e Aldeia do Sol (Continuação - Estruturas e plantas!)

Oi, Pessoal!

Para quem tiver interesse, aqui ica a divulgação da continuação do Workshop de terraças na Aldeia do Sol, em ALcanede!

Tudo de bom!


Eis que voltamos a Alcanede, ao projecto Aldeia do Sol, para continuar os trabalhos de controle de taludes, erosão e implementação de um sistema artesanal, de baixo custo, para tornar esta área super produtiva e abundante!

Entre outras actividades, vamos proceder á plantação e sementeiras de espécies adequadas á estabilização e estruturação dos solos. Vamos instalar árvores e arbustos na frente e traseira das terraças, e semear prados permanentes nas entrelinhas.

Vai haver tempo para conteúdos teóricos, mas essencialmente este workshop é informal e práctico, e direccionado para interessados em permacultura, floresta e agro floresta.

Deves trazer roupa de trabalho, muda de roupa, luvas, botas de protecção, chapéu, saco cama, e tudo o que precisas para estar protegido e confortável durante este fim de semana.

Limitado a 12 participantes.

Mais informações serão dadas por email.

Junta-te a nós, este workshop/minga é grátis, mas requer inscrição para o e-mail nunodmribeiro@gmail.com




Resultado do primeiro evento:

No decorrer da estabilização dos taludes recém construídos, foram iniciadas as estruturas de madeira que criam as condições para o correcto desenvolvimento das plantas estruturantes que a médio/longo prazo, vão manter a propriedade livre de erosão, e beneficiar a construção de solos.

Foi construido um mureto de madeira reciclada (de um telhado velho) na base/perímetro interior das terraças. Arroncamento com pedras locais foi estabelecido junto ao mureto, para facilitar a infiltração e o efeito berma. Iniciámos também a grade viva nas paredes dos taludes, para futuramente albergar as plantações de vetiver e giesta!

Com o mureto construído, foi possível criar uma zona de cultivo de 1 a 1,2mts de largura, uns 60 mts2 por terraça! Estes canteiros podem e devem ser zonas produtivas, nomeadamente com perenes frutíferas arbustivas!





sábado, 29 de outubro de 2016

OPEN DAY & Inauguração Abhyasa Yoga Center (5 de Novembro)

Oi, Gente!

Espero que esteja tudo belo!

Quem quiser, no sábado dia 5 de Novembro, apareça na inauguração e dia aberto do novo espaço do Abhyasa Yoga Center. Sintam-se também à vontade para trazer amigos, família e afins!

Teremos dois estúdios onde ao longo do dia se irão desenvolver actividades de livre participação!

No final do dia, entre as 19h e as 21h, decorrerá a inauguração do espaço. Num espírito de partilha, se quiserem, podem trazer comida ou bebida vegetariana para juntar à celebração!

Deixo-vos então o Programa:

ESTÚDIO I

. 10h / 11h30 - Workshop Thai Yoga Massage - Hugo Abecassis
. 11h30 / 13h - Aula de Yoga - Sofia Nunes
. 13h30 / 15h - Yin Yoga - Masha Vaapova
. 15h / 16h30 - Aula de Yoga - Joana Gião
. 16h30 / 18h - Iyengar Yoga - Carina Ricardo

ESTÚDIO II

14h / 15h - Prática de Meditação - Joel Machado
17h / 18h - As 12 etapas da Auto-Realização - Cristina Jorge

19h /21h - INAUGURAÇÃO

Informações: Facebook | www.abhyasayogacenter.pt | Hugogustavo@hotmail.com | 962896942

Hari Om Tat Sat



segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Ligações...

"Do not underestimate negative relationships. You have a deep bond with those you hate, fear, or envy."

Sadhguru



terça-feira, 11 de outubro de 2016

Semana da Reflorestação Nacional (15 a 30 de Novembro)

Aqui fica a proposta do Plantar Portugal...




 Estimados Amigos e Parceiros,

Vimos anunciar o lançamento da 7ª Edição da 'Semana da Reflorestação Nacional', que este ano irá decorrer entre os dias 15 e 30 de Novembro.

Durante este período, em que também se celebra o Dia da Floresta Autóctone, gostaríamos que os cidadãos, escolas, freguesias e municípios das diferentes regiões se unissem para Plantar Portugal, aderindo ao movimento em http://www.plantarportugal.org, e dedicando um dia à reflorestação do país e à defesa e promoção das espécies autóctones.

Face à gravidade e dimensão dos incêndios florestais que assolaram o país, a presente edição da iniciativa foi prolongada por mais uma semana, para que todas as pessoas e instituições que se preocupam com o meio ambiente e sintam que é importante participar na reflorestação do país e nas acções de preservação da floresta autóctone portuguesa, tenham a oportunidade de ajudar.

Consideramos que a colaboração de todos na divulgação desta iniciativa se reveste da maior importância, desde a simples partilha da iniciativa em blogues e redes sociais até ao planeamento de actividades a nível local.

Este ano, para além do cartaz nacional, criámos também um vídeo dedicado aos cidadãos e entidades que fazem parte do Movimento Plantar Portugal e que convida à participação de todos aqueles que ainda não aderiram. Relativamente ao cartaz em formato editável, este pode ser descarregado pelas escolas, freguesias e municípios, através da nossa página de downloads, que se encontra disponível após o início de sessão na plataforma.

Informamos ainda que, a publicação das actividades a realizar no âmbito desta iniciativa é feita na página oficial da Semana da Reflorestação Nacional, em http://www.plantarportugal.org/index.php/semana-da-reflorestacao-nacional, assim como a publicação das fotografias.

Os nossos agradecimentos a todos os amigos, parceiros e entidades que participam na divulgação desta causa.

Obrigado a todos por estarem connosco a Plantar Portugal.

PARTICIPAR

Se Você, a sua Escola, Junta de Freguesia ou Câmara Municipal, ainda não fazem parte desta iniciativa, então não perca esta oportunidade para participar neste grande desígnio nacional.

Para participar, é apenas necessário que cidadãos e entidades aderentes se encontrem registados na plataforma nacional do Movimento Plantar Portugal, em http://www.plantarportugal.org

Por favor, partilhe esta iniciativa com todas as pessoas que se preocupam com o meio ambiente.


quarta-feira, 5 de outubro de 2016

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Workshop: Estabilização de terraças. Terra Crua e Aldeia do Sol

Oi, Pessoal!

Para quem está nas andanças da ecologia, sustentabilidade e afins, fica a dica de uma acção a decorrer em Alcanede na Quinta/Projecto de um casal amigo, a Aldeia do Sol, em parceria com a Terra Crua - Design e Gestão de Projectos Regenerativos. Será no fim de semana de 22 e 23 de Outubro! Segue a descrição e o link!

Tudo de bom!




Depois das intervenções com giratória para instalação de terraças, vamos agora proceder á 1º fase de estabilização dos taludes, através da construção de estruturas em madeira, que serão substituídas a médio prazo por vegetação.

Antes que chova, vamos construir um mureto de 1mt de altura na base das terraças, e posteriormente "grades vivas" para a permanência de coberto vegetal que vai estruturar os solos e evitar a erosão.

Vai haver tempo para conteúdos teóricos, mas essencialmente este workshop é informal e práctico, e direccionado para interessados em permacultura, floresta e agro floresta.

Deves trazer roupa de trabalho, muda de roupa, luvas, botas de protecção, chapéu, saco cama, e tudo o que precisas para estar protegido e confortável durante este fim de semana.

Limitado a 7 participantes.

Mais informações serão dadas por email.

Junta-te a nós, este workshop/minga é grátis, mas requer inscrição para o e-mail nunodmribeiro@gmail.com

Em Novembro vamos fazer outro fim de semana (fase 2), que vai consistir em plantação e sementeiras de espécies adequadas à estabilização e estruturação dos solos. Vamos instalar árvores e arbustos na frente e traseira das terraças, e semear prados permanentes nas entrelinhas. Fica atento!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Curso: Introdução à Prática de Meditação

Yoga… Budismo… Taoismo… Mudam-se nomes e detalhes, porém as várias tradições espirituais apresentam os mesmos princípios e métodos subjacentes à compreensão e exercício da meditação:
  • Reconhecimento do Ego;
  • Enfoque na Presença;
  • Treino da Atenção.
Neste curso pretende-se entender e aprofundar tanto o significado como a aplicação da meditação numa perspectiva eclética e integradora, ou seja, desassociada de credos ou dogmas.

Explorando ambas as componentes teórica e prática, o objetivo fundamental é criar uma base de compreensão e familiaridade com técnicas específicas para, no final, desenvolver autonomia e continuidade no florescimento de uma postura meditativa.

O curso pode ser realizado em dois sábados (6hx2) ou em quatro sessões (3hx4) pós-laboral.

Próxima datas (dois sábados em Lisboa):
  • 24 de Setembro (09h - 17h)
  • 1 de Outubro (09h - 17h)
Após a realização do curso a prática pode manter-se em grupos definidos, também ao fim-de-semana ou em horário pós-laboral.

Local / Informações/ Inscrições:
ALBA Rua Alexandre Herculano, 9 - 1º - 1150-005 – Lisboa

212467740 / 960448999/ 919075904 / lisboa@ayurvedica.org (Inscrições/Informações)

NOTA: trazer roupa confortável.


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

"Transcending Violence and Fear" Sadhguru

The more fearful one is, Sadhguru explains, the more likely he is to become violent. Transcending fear is possible if one reaches a certain physical competence and if one’s inner experience goes beyond physicality.




"If we nurture hatred and violence against others, someday, it will come back to us. "

domingo, 21 de agosto de 2016

Caminhos do Yoga - Arquivo OKA 2004





“Numa peregrinação, a cada passo, você está se aproximando de Deus e a cada passo que dê em direção a ele, são dados dez passos dele em direção a você. Quando a estrada termina e o objetivo é cumprido, o peregrino sente que viajou apenas de si par a si mesmo, e o Deus que encontramos estava o tempo todo dentro de nós, ao redor de nós, conosco e ao nosso lado.”

Satya Sai Baba

sábado, 20 de agosto de 2016

"Misery or Joy is Your Choice" Sadhguru

"(...) our experience of life is determined by the way we are, not what’s around us"


"(...) but you know, sometimes if you become miserable you get something. Right from childhood you've been trained like this. If you act miserable, someone will attend to you, you will get certain things (...)"

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Da Bílblia...

"Se um dos teus irmãos empobrecer, e não satisfizer as suas obrigações para contigo, protegê-lo-ás, mesmo que seja um estrangeiro ou um inquilino, e deixa-o viver contigo. Não receberás dele juros nem lucro algum, mas teme o teu Deus para que o teu irmão viva contigo. Não lhe emprestes o teu dinheiro com juros, nem lhe dês os teus mantimentos para disso tirar proveito.

"Levítico (25, 35)

terça-feira, 19 de julho de 2016

Curso de Introdução à Meditação

Yoga… Budismo… Taoismo… Mudam-se nomes e detalhes, porém as várias tradições espirituais apresentam os mesmos princípios e métodos subjacentes à compreensão e exercício da meditação:
  • Reconhecimento do Ego;
  • Enfoque na Presença;
  • Treino da Atenção.
Neste curso pretende-se entender e aprofundar tanto o significado como a aplicação da meditação numa perspectiva eclética e integradora, ou seja, desassociada de credos ou dogmas.

Explorando ambas as componentes teórica e prática, o objetivo fundamental é criar uma base de compreensão e familiaridade com técnicas específicas para, no final, desenvolver autonomia e continuidade no florescimento de uma postura meditativa.

Duração: O curso pode ser realizado em dois sábados (6hx2) ou em quatro sessões (3hx4) pós-laboral.

Próxima datas (pós-laboral em Lisboa):
  • 25 e 27 de Julho (19h-22h)
  • 1 e 3 de Agosto (19h-22h)
Monitor: Joel Machado (http://educarparaaespiritualidade.blogspot.pt/).

Continuidade: Após a realização do curso a prática pode manter-se em grupos definidos, também ao fim-de-semana ou em horário pós-laboral.


INFORMAÇÕES (Inscrições)

Contribuição: 45 Euros (não sócios) / 35 Euros (sócios).

Local: ALBA Rua Alexandre Herculano, 9 - 1º - 1150-005 – Lisboa / 212467740 / 960448999/ 919075904 / E-mail: lisboa@ayurvedica.org


quarta-feira, 18 de maio de 2016

"How To Control Your Thoughts During Meditation? Mind Your Garbage!" Sadhguru

Once you are identified with something that you are not, you cannot stop the mental process – it will just go on endlessly. It is like when you have eaten bad food, gas will develop. You cannot stop it with a wine cork. You just have to stop eating bad food.

The bad food for you is right now, you believe yourself to be things that you are not. The moment you identify yourself with your body, your thoughts, your emotions, and many other things around you, the thought process will be endless. People think that is how the mind is. That is not how mind is, or rather, that it is not how it is supposed to be. If you constantly had a stomach ache, you would think that is how the stomach is.



sexta-feira, 18 de março de 2016