“Ciência Contemplativa” é uma expressão que terá surgido no início do Novo Milénio, para designação (pretensamente) secular do Budismo, por parte de académicos que se debruçaram sobre o seu estudo, concretamente B. Allan Wallace. Depois disso começou a ser progressivamente adoptada para se referir a qualquer corpo de teoria e praxis espiritual, à revelia do seu enroupamento cultural. Ou seja, neste caso tanto Yoga como Sufismo, Mística Cristã como Cabala Judaica, serão Ciências Contemplativas porque terão, em comum, um conjunto de saberes e práticas contemplativas, ou espirituais, conforme se as queira denominar.
O objecto de estudo da Ciência Contemplativa passa pela transcendência da condição humana usual, isto é: tentar passar de um estado de vivência que tem como locus a crença total nas narrativas do ego (portanto, identificação com pensamentos e emoções), para outro estado de existência cujo locus está na interdependência entre seres e matéria. Utilizando outra terminologia, crescentemente comum, implica usar de um corpo de técnicas que permitam ao sujeito passar de um estado ego-afulinado para outro eco-alargado.
A metodologia principal de qualquer Ciência Contemplativa, em princípio, assentará no treino da atenção focada, que pode ser alicerçado num estudo reflexivo (ou não) de alguma Metafísica subjacente. Tal treino da atenção levará a um refinamento da atitude meditativa da pessoa, mediante inúmeras práticas como a oração, a visualização, respiração-condicionada, entre outras.
Em suma, a Ciência Contemplativa irá além da Psicologia e da Filosofia, no seu objecto e prática, na medida em que as integra no seu corpus. A procura e implementação de um tronco-com às Ciências Contemplativas, representará um objectivo, não só nobre como fundamental, pela importância de se chegar a uma linguagem transcultural, inter-religiosa, de espiritualidade holística e genérica, portanto, assente em pressupostos como tolerância e conscienciosidade.
Joel Machado
AW
ARTIGOS
Artigos Académicos
Editorial (Artigos Académicos)
História ou “estórias” do Yoga?
Os Períodos da História do Yoga
A Origem Védica do Mantra (Andre Padoux)
A Mestiçagem Cultural e Soteriológica na Génese do Haṭha Clássico
A Herança Tântrica na Tradição Textual do Haṭha Clássico
Haṭha Clássico e Tradição Textual
A Tradição Textual no Haṭha: Gheraṇḍasaṃhitā
A Tradição Textual no Haṭha: Śivasaṃhitā
Haṭhapradīpikā: O Texto do Haṭha Clássico
Princípios e Práticas do Haṭha Clássico: Da “Força” e Do “Poder”
Haṭha: Posturas Físicas (Āsana)
Haṭha: Técnicas de Purificação (Kriyā-s)
Haṭha: Controlo e Expansão da Respiração (Prāṇāyāma)
Haṭha: Selos e Fechos (Mudrā e Bandha)
Artigos de Reflexão
Editorial (Artigos de Reflexão)
theōría | θεωρία | contemplação
sandhābhāṣya | सन्धाभाष्य | linguagem intencional
ātman e ahiṃsā | Si-Transcendental e pacifismo
ātman | आत्मन् | Si-Transcendental
kuṇḍalinī | कुण्डलिनी | anel
aṅga | अङ्ग | auxiliar
prātipakṣa bhāvana | reprogramação cognitiva?
metempsychōsis | μετεμψύχωσις | metempsicose
pneûma | πνεῦμα | alento
metanoîen | μετάνοια | metanoia
yama | यम | ética
nyama | न्यम | disciplina
yamanyama | यमन्यम | ética e disciplina
guru | गुरु | mestre
vairāgya, viveka e abhyāsa | desapego, discriminação e perseverança
vairāgya | वैराग्य | desapego
viveka | विवेक | discriminação
abhyāsa | अभ्यास | perseverança
mauna | मौन | silêncio
antaḥkaraṇa | अन्तःकरण | aparelho psíquico
ahaṅkāra | अहङ्कार | ego
antaḥkaraṇa e a metáfora da carruagem
vṛtti | वृत्ति | oscilação mental
kénōsis | κένωσις | rendição
Artigos de Opinião
Editorial (Artigos de Opinião)
Da Saturnália ao Natal, uma antiga Celebração ao Sol
Yoga: Psicologia ou Soteriologia?
Educação Espiritual ou Contemplativa
Ciência Contemplativa
Violência no Yoga: seitas, escolas, estilos e professores
Narcisismo, Sociopatia e Psicopatia no Yoga
Yoga: prática holística e contínua
Xamanismo, posturas extáticas e yogāsana
Yoga Hindu ou Jaina? Aṣṭāṅga ou Haṭha? Quantos Yogas existem?
Yoga Contemplativo versus yoga entretenimento
O “Método Iyengar” e a polémica das ancas lesionadas
Āsana, a morfina do infeliz ou a vitamina do ego?
Yoga e Meditação aumentam o egocentrismo?
Āsana e o Moderno Yoga Postural
Artigos de Etnografia
Nāth ou Kānphaṭā Yogī-s?
Kāpālika-s, os "Homens-Caveira"
Kumbha Mela
PRÁTICAS
Yogāsana ou Meditação Postural
Sequência Dinâmica - Elevada Intensidade
Extensões - Elevada Intensidade
Flexões - Elevada Intensidade
Torções - Elevada Intensidade
Extensões Sentadas - Média Intensidade
Flexões Sentadas - Média Intensidade
Torções Sentadas - Média Intensidade
Pernas e Abdómen - Elevada Intensidade
Pernas e Abdómen - Média Intensidade
Lateroflexões - Média Intensidade
Anca e Abertura Pélvica - Elevada Intensidade
Anca e Abertura Pélvica - Média Intensidade
Sequência Global I - Elevada Intensidade
Sequência Global II - Média Intensidade
Sequência Restaurativa I - Baixa Intensidade
Sequência Restaurativa II - Baixa Intensidade
Prāṇāyāma ou Modulação da Respiração
Sequência Preparatória Deitada