sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Sobre Práticas de Yogāsana

Yogāsana corresponde ao auxiliar (aṅga) do Yoga em que se utiliza uma postura ou sequência de posturas corporais com um fim meditativo.

Actualmente classificam-se as posturas em blocos consoante tipos básicos: de pé, sentadas, invertidas, deitadas; extensão, flexão ou torção da coluna; activas ou restaurativas; estáticas, dinâmicas ou sequenciadas. Estes tipos básicos, podem intercombinar-se: posturas de pé com extensão; posturas sentadas com flexão; etc.

As posturas podem ser praticadas em permanência, por períodos de tempo variáveis, ou de modo dinâmico, o que normalmente envolve a combinação de mais do que uma, também por tempo ou por ciclos de repetição.

Do ponto de vista do grau de exigência física, podem dividir-se os programas de prática em três tipos: baixa, media e elevada intensidade física. Geralmente, os programas mais aconselhados, para todos, são os de baixa intensidade.

A prática de yogāsana pode acarretar sérios riscos. Lesões articulares, musculares, nos discos da coluna e viscerais, infelizmente, são extremamente comuns. Este aspecto tem levantado uma discussão global relativamente ao verdadeiro valor da prática de Yogāsana e em que moldes se adequa.

Nunca se deve praticar yogāsana sem a orientação de um professor consciente, a menos que se tenha conhecimento e experiência acumulados de anos. Ainda assim, há situações evitáveis, como a prática desacompanhada de posturas invertidas e extensões acentuadas da coluna. A regra é a seguinte: professor e aluno devem perceber que tipo de prática se adequa, no tempo e no espaço às características individuais; desse pressuposto, constrói-se uma prática personalizada, como uma prescrição, mesmo que praticada em contesto de grupo.

As práticas de yogāsana aqui apresentadas resultam de quase duas décadas de experiência, resultando da vivência com vários estilos.

Joel Machado

 

 (Adho Mukha Śvānāsana | Foto/Créditos: Joel Machado)

 

#joelmachado #ciênciacontemplativa #ciência_contemplativa #educarparaaespiritualidade #educar_para_a_espiritualidade #espiritualidade #yogaemistica #yoga #yogasana #asana #adhomukhasvanasana #posturadocão #yogaportugal #yogabrasil

sábado, 12 de novembro de 2016

Meditação no Abhyasa Yoga Center (3ªas e 5ªs 13h-14h)



Oi, Gente!

Espero que esteja tudo belo!

Escrevo para vos falar das sessões de meditação no Abhyasa Yoga Center, na Avª Duque de Loulé, nº47, 3ºEsq.!

Em Novembro os horários serão às 3ªs e 5ªs das 13h às 14h, a pensar no povo que tem pausa de almoço, para "realinhar" um pouco, e não só!...

Hão de surgir outros horários e cursos. Para quem quiser mais informações basta dizer-me algo ou dar uma olhada em qualquer uma das seguintes páginas:

Se quiserem, venham experimentar, fica o convite!

Obrigado e tudo de bom!

Abraço


terça-feira, 8 de novembro de 2016

Sobre a Prática de Prāṇāyāma

Prāṇāyāma corresponde ao auxiliar (aṅga) do Yoga em que se utilizam exercícios de modulação e expansão consciente da respiração com um fim meditativo.

As tipologias de prāṇāyāma variam, normalmente, consoante o momento do ciclo respiratório ou intensidade. Quando ao ciclo respiratório, podemos ter prāṇāyāma-s focados: na expiração; na inspiração; na fase de retenção; ou em qualquer combinação possível de dois ou mais dos momentos. Quando à intensidade, teremos prāṇāyāma-s: de excitação ou activação; de quietação ou restauração.

Pode praticar-se prāṇāyāma em posturas estáticas, usualmente sentadas, mas também deitadas ou de pé. A duração da prática pode ser medida pro um período definido de tempo ou por n de repetições do ciclo respiratório inspiração-expiração.

Do ponto de vista do grau de exigência global, podem dividir-se os programas de prática em três tipos: preparatórios; regulares; e avançados.

A prática de prāṇāyāma pode trazer sérios riscos, físicos e psicológicos. Técnicas de prāṇāyāma-s mal executadas podem implicar lesões musculares, viscerais e desequilíbrios metabólicos. Em termos psicológicos, determinados exercícios respiratórios podem levar à libertação de materiais psíquicos adormecidos ou recalcados, desencadeando reacções emocionais inesperadas ou até surtos. Normalmente, apenas os prāṇāyāma-s de tipo preparatório são inócuos. A maior cautela deve ser mantida relativamente às técnicas que envolvem a fase da retenção no ciclo respiratório.

A prática de prāṇāyāma deve acontecer sob a orientação de um professor consciente, a menos que se tenha experiência e conhecimento de anos. Como em yogāsana, a regra de base é linear: professor e aluno devem perceber que tipo de prática se adequa, no tempo e no espaço às características individuais; desse pressuposto, constrói-se uma sequência personalizada, como uma prescrição, mesmo que praticada em contesto de grupo.

 As sequências de prāṇāyāma aqui apresentadas resultam de mais de duas décadas de experiência, resultando da vivência com vários estilos e tradições espirituais.

Joel Machado

 

 

(Nāḍī ŚodhanaFoto/Créditos: Joel Machado)


#joelmachado #ciênciacontemplativa #ciência_contemplativa #educarparaaespiritualidade #educar_para_a_espiritualidade #espiritualidade #yogaemistica #yoga #respiração #pranayama #prāṇāyāma #meditação #contemplação

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Dia Aberto de Reeducação Postural Global (23 de Novembro - 10h-18h)

Para terapeutas e consulentes, recomendo!

Abraço




A Reeducação Postural Global - RPG é um método terapêutico inovador, que vê o corpo como um todo. Criado pelo fisioterapeuta françês Philippe Souchard, a RPG considera que as retracções e a rigidez muscular são os responsáveis pelo desequilibrio postural, que por sua vez pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de inumeros problemas ortopédicos, como artroses, hérnias discais, etc.

O tratamento baseia-se num trabalho corporal activo onde,através das posturas praticadas, tracionam-se todas as cadeias musculares. O corpo inteiro é colocado em estiramento máximo, evidenciando as suas tensões particulares que se relacionam umas com as outras como se fossem fios.

O tratamento é individual e personalizado.

A RPG é indicada em todos os casos onde há desarmonia muscular:
- Hérnia discal
- Hipercifoses
- Hiperlordoses
- Escolioses
- Dores
- Joelhos e pés
- etc

Em LISBOA, no Espaço 6º Céu, Av. Elias Garcia nº81 6andar. Quarta-feira 23 de novembro, das 10h às 18h

Informações e marcações: Antónia 968140663 ou ft.antonia@gmail.com


Workshop: Estabilização de terraças. Terra Crua e Aldeia do Sol (Continuação - Estruturas e plantas!)

Oi, Pessoal!

Para quem tiver interesse, aqui ica a divulgação da continuação do Workshop de terraças na Aldeia do Sol, em ALcanede!

Tudo de bom!


Eis que voltamos a Alcanede, ao projecto Aldeia do Sol, para continuar os trabalhos de controle de taludes, erosão e implementação de um sistema artesanal, de baixo custo, para tornar esta área super produtiva e abundante!

Entre outras actividades, vamos proceder á plantação e sementeiras de espécies adequadas á estabilização e estruturação dos solos. Vamos instalar árvores e arbustos na frente e traseira das terraças, e semear prados permanentes nas entrelinhas.

Vai haver tempo para conteúdos teóricos, mas essencialmente este workshop é informal e práctico, e direccionado para interessados em permacultura, floresta e agro floresta.

Deves trazer roupa de trabalho, muda de roupa, luvas, botas de protecção, chapéu, saco cama, e tudo o que precisas para estar protegido e confortável durante este fim de semana.

Limitado a 12 participantes.

Mais informações serão dadas por email.

Junta-te a nós, este workshop/minga é grátis, mas requer inscrição para o e-mail nunodmribeiro@gmail.com




Resultado do primeiro evento:

No decorrer da estabilização dos taludes recém construídos, foram iniciadas as estruturas de madeira que criam as condições para o correcto desenvolvimento das plantas estruturantes que a médio/longo prazo, vão manter a propriedade livre de erosão, e beneficiar a construção de solos.

Foi construido um mureto de madeira reciclada (de um telhado velho) na base/perímetro interior das terraças. Arroncamento com pedras locais foi estabelecido junto ao mureto, para facilitar a infiltração e o efeito berma. Iniciámos também a grade viva nas paredes dos taludes, para futuramente albergar as plantações de vetiver e giesta!

Com o mureto construído, foi possível criar uma zona de cultivo de 1 a 1,2mts de largura, uns 60 mts2 por terraça! Estes canteiros podem e devem ser zonas produtivas, nomeadamente com perenes frutíferas arbustivas!